Déficit na balança leva governo a antecipar estímulos para exportações

01/02/2012 - 15h58
Valor

BRASÍLIA - O governo vai acelerar a implementação das medidas de estímulo às exportações para impedir o aumento do déficit na balança comerical. As ações devem ser anunciadas até o fim do primeiro trimestre.

Entre as medidas que serão adotadas estão a melhora das condições de financiamento para as exportações, medidas de estímulo para a inserção das pequenas e médias empresas no comércio internacional e benefícios para empresas aumentarem o grau de inovação nos produtos destinados ao exterior.

Também serão adotadas medidas para promover os produtos brasileiros no exterior. Segundo a secretária de Comércio Exterior, Tatiana Prazeres, o governo brasileiro tende a adotar ações que explorem outros mercados de consumo além da União Europeia.

"Financiamento é um componente importante, haverá medidas de simplificação de operações de exportação e para ampliar a participação de empresas de menor porte", afirmou Tatiana. "A promoção comercial levará em conta o cenário internacional e baixo crescimento nas economias manduras."

Questionada sobre se o governo adotará medidas para tornar o câmbio mais atraente para os exportadores, ela disse que a questão cambial está sendo tratada por outras áreas do governo. Em janeiro, a balança comercial registrou déficit de US$ 1,291 bilhão, o maior saldo negativo já registrado em meses de janeiro.

(Luciana Otoni |Valor)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário, muito obrigado pela sua visita!