Serviço Radar Comercial auxilia pequenas empresas que querem exportar

Banco de dados foi atualizado e cobre atualmente 110 países, que representam mais de 95% do comércio mundial

Auxílio na seleção de mercados e produtos que apresentam maior potencialidade para o incremento das exportações brasileiras. Esse é o objetivo do Radar Comercial, instrumento de consulta e análise de dados relativos ao comércio exterior desenvolvido pela Secretaria de Comércio Exterior (Secex), do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic). O banco de dados foi recentemente atualizado com informações referentes ao triênio 2007-2009, e cobre um total de 110 países, que representam mais de 95% do comércio mundial.

O Sistema Radar Comercial tem contribuído para a democratização das informações relativas ao comércio externo, propiciando que mesmo as pequenas e médias empresas localizadas nas regiões mais distantes do Brasil tenham acesso – gratuito – a dados e análises que facilitam a sua inserção no mercado internacional. Em 2005, o sistema foi premiado com o 1º lugar no “Concurso Inovação na Gestão Pública Federal”, promovido pela Escola Nacional de Administração Pública (ENAP).

O serviço está disponível gratuitamente no seguinte endereço: http://radarcomercial.desenvolvimento.gov.br/radar. Para ter acesso ao sistema, basta que o usuário preencha uma ficha simples de cadastro, obtendo-se assim o login e a senha requeridos para estabelecer a conexão. Por meio de um sistema de busca e cruzamento de dados estatísticos, o sistema permite que o empresário ou produtor identifique oportunidades comerciais. As informações poderão ter como foco o Brasil ou determinado estado brasileiro de um lado, e de outro, um determinado país ou o mercado mundial de forma mais ampla.

Comparação de mercados

As buscas poderão ser conjugadas (dentro de um conjunto de opções disponíveis) de modo a permitir a comparação de mercados e de variáveis relativas aos produtos. De acordo com Mara Schuster, da Assessoria de Comunicação Social do Mdic, desde o dia 26 de novembro, quando foi divulgada a atualização dos dados do triênio 2007-2009, a média de acessos saltou de três mil para cinco mil visitas por mês.

O sistema tem 5.052 produtos cadastrados, sendo que o número de produtos por país é variável, dependendo da pauta exportadora. “Se um país pequeno comercializa com o mundo 300 produtos, todos estão contemplados no Radar, para esse país. Se o país comercializa com o mundo cinco mil produtos, então o Radar vai analisar os produtos desse país”, explica Mara.

Ao dar entrada com uma palavra chave que identifique determinado produto, o usuário do sistema poderá acessar diversas informações sobre aquele produto, tais como: preço médio, potencial importador, dinamismo, performance da exportação brasileira, valores exportados e importados, principais países concorrentes, medidas tarifárias e medidas não tarifárias aplicadas ao produto, entre outras.

Fonte: Ag. Brasil