Banco Central reformula e moderniza página na internet

BRASÍLIA - A página do Banco Central (BC) na internet está de cara nova. Mais amigável, o portal do BC foi modernizado para dar mais transparência às informações da instituição. Ao entrar no portal, o internauta vai encontrar a página dividida em perfis: Cidadão, Poder Judiciário, Imprensa, Instituições Financeiras e Investidor.

Ao escolher Cidadão, por exemplo, será direcionado à página que oferece serviços como taxas de câmbio, atendimento ao público, consórcios e tarifas cobradas pelos bancos. Destaque para a Calculadora do Cidadão, que permite, entre outras funções, calcular o valor de um financiamento e da respectiva taxa real de juros.Se a escolha for Pode Judiciário, é oferecido o Bacen Jud 2.0, um sistema eletrônico de relacionamento entre a Justiça e as instituições financeiras, intermediado pelo Banco Central. De acordo com o BC, a ferramenta possibilita à autoridade judiciária encaminhar requisições de informações e ordens de bloqueio, desbloqueio e transferência de valores bloqueados.

Já a Sala do Investidor tem um histórico das taxas de juros, exibe atas e calendários do Comitê de Política Monetária (Copom) e o boletim Focus, que aponta expectativas do mercado financeiro para os juros, inflação, câmbio e outros indicadores.

Há ainda a opção para os interessados em seguir o Banco Central através do microblog Twitter, arquivos de áudio e de fotos.

Fonte: DCI