MDIC
09/03/2010
No mercado globalizado e competitivo, ganhar espaço é uma tarefa difícil. Mas para quem possui ativos de propriedade intelectual, como marcas, patentes, indicações geográficas e desenhos industriais, tudo fica mais fácil. Casos como o do Vale dos Vinhedos, reconhecido como indicação geográfica, e da Apilani, empresa carioca que investe no desenvolvimento de máquinas para a indústria alimentícia, comprova esta tese e servem de inspiração para novos empreendedores. É o que ficará claro no Seminário sobre Inovação e Propriedade Intelectual, promovido pelo INPI e o Sistema Indústria, que será realizado no dia 11 de março, no Rio de Janeiro, durante a Olimpíada do Conhecimento, no Riocentro.
Desde que obteve do INPI o registro de indicação geográfica em 2002, a região do Vale dos Vinhedos (RS), produtora de vinho, valorizou sua terra em 200%, e o número de turistas só cresce. O reconhecimento desta região será demonstrado pelo presidente da Associação dos Produtores de Vinhos Finos do Vale dos Vinhedos, Aldemir Dadalt. O outro caso de sucesso em propriedade intelectual, da Apilani, será apresentado por seu diretor comercial da empresa, José Vilani, que mostrará como a empresa vem ganhando espaço no mercado a partir de soluções inovadoras protegidas por patentes.
A importância da propriedade intelectual no contexto do desenvolvimento tecnológico e industrial será analisada pelo diretor de articulação do INPI, Sérgio Paulino. Para reforçar a importância dos ativos de propriedade intelectual, o especialista Eduardo Tomiya falará sobre o valor das marcas. Só para dar uma idéia, marcas como Google valem mais de US$ 60 bilhões e representam quase metade do valor destas empresas.
O seminário que acontece das 9h às 13h, será aberto pelo presidente do INPI, Jorge Ávila, pela diretora de inovação e meio ambiente da FIRJAN, Marilene Carvalho, pelo diretor geral do SENAI, José Manuel Martins.
INOVAÇÃO E PROPRIEDADE INTELECTUAL
SEMINÁRIO
DATA 11 de março de 2010
HORÁRIO 9h às 13h
LOCAL Olimpíada do Conhecimento - SENAI
Pavilhão 5, 2º. andar
Riocentro, Rio de Janeiro
PÚBLICO-ALVO Dirigentes e colaboradores do Sistema Indústria, Convidados especiais
PROGRAMAÇÃO
09:00 – 09:30 Cerimônia de Abertura Carlos Roberto Rocha Cavalcante, Superintendente do IEL
Jorge Ávila, Presidente do INPI, Marilene Carvalho, Diretora de Inovação e Meio Ambiente, FIRJAN e José Manuel Martins, Diretor Geral do SENAI
09:30 – 10:00
A importância da Propriedade Industrial no Contexto do Desenvolvimento Tecnológico e Industrial
Sergio Paulino de Carvalho, Diretor de Articulação do INPI
10:00 – 10:30
O Valor das Marcas
Eduardo Tomiya, Diretor da BrandAnalytics
10:30 – 11:00
Coffee-break
11:00 – 11:30
Patentes: Impactos Econômicos e Sociais
José Vilani Oliveira Jr., Diretor Comercial da Apilani
11:30 – 12:00
Desenho Industrial Como Estratégia de Diferenciação
12:00 – 12:30
Indicações Geográficas como Instrumento de Competitividade
Aldemir S. Dadalt, Presidente da Associação dos Produtores de Vinhos Finos do Vale dos Vinhedos (Aprovale)
12:30 – 13:00
Debate e encerramento
Mais informações para a imprensa:
INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial
Sercom - Serviço de Comunicação Social
Tel: (21) 2139-3233/ 2139-3232/ 2139-3231
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui o seu comentário, muito obrigado pela sua visita!