O Globo - 05/10/2011
SÃO PAULO. O aprofundamento da crise grega e os efeitos que já são sentidos no sistema financeiro europeu devem atingir diretamente o financiamento das operações de comércio exterior e a captação de recursos por empresas brasileiras no exterior, advertiu ontem a diretora-gerente do Grupo de Instituições Financeiras da Moody"s, Maria Celina Vansetti-Hutchins. Esse possível contágio, disse, decorre da aversão ao risco por parte das instituições europeias que tradicionalmente financiam tais operações.
- O Brasil tem uma demanda por linhas de comércio, que são muito importantes para a exportação e sempre foram sujeitas a essas volatilidades. Nessas situações, vemos os prazos diminuírem e os custos aumentarem - disse Maria Celina, ontem durante a Conferência Anual da Moody"s América Latina, em São Paulo.
Essa mesma aversão ao risco, acrescentou, significa custos maiores para a captação , ainda que a economia nacional não tenha sido afetada pela atual crise. Os investidores, explicou ela, aproveitam momentos de volatilidade para exigir um prêmio maior para as aplicações. (Paulo Justus)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui o seu comentário, muito obrigado pela sua visita!