EDITORIAL - Sindifisco Nacional
Cristina Fausta
Seg, 24 de Outubro de 2011 08:56
DEN convoca Classe para o “Dia Nacional de Mobilização Unificada”
A DEN (Diretoria Executiva Nacional) reitera que o engajamento da Classe neste momento da Campanha Salarial é indispensável para que o governo se volte às reivindicações das carreiras envolvidas no movimento – Auditores-Fiscais da RFB (Receita Federal do Brasil) e do Trabalho, Delegados e Peritos da PF (Polícia Federal), Delegados e Peritos da PCDF (Polícia Civil do Distrito Federal) e Auditores Federais de Controle Interno.
Desde o início das negociações com o Executivo, as carreiras respeitaram a via do diálogo com o secretário de Recursos Humanos do Ministério do Planejamento, Duvanier Paiva, mas as negociações se resumiram a monólogos, uma vez que o secretário não apresentou nenhuma contraproposta até anunciar, no dia 30 de agosto, que não haveria reajuste algum e que pretendia reinaugurar um processo de negociação com as categorias para discutir um reajuste para o ano de 2013.
Segundo Duvanier Paiva, a decisão está baseada na imprevisibilidade da crise mundial, que impede que o governo assuma compromissos de longo prazo. Mas, ao mesmo tempo em que anuncia que não tem recursos para a valorização do servidor público, o governo registra recordes consecutivos na arrecadação federal e aumenta as metas de superávit primário.
Curiosamente, também promove medidas de desoneração e devolução de impostos para o empresariado, desmentindo seu próprio discurso.
Na visão do Sindifisco Nacional, a política do governo está clara e é de arrocho contra o servidor público. A forma como foram conduzidas as reuniões de negociação aponta que existe uma mensagem deliberada de que as categorias envolvidas nesta Campanha Salarial não são prioridade para o governo - ao contrário do que foi apregoado durante a campanha eleitoral do ano passado.
O tratamento dispensado àqueles que fazem parte de carreiras essenciais ao Estado é a causa do movimento previsto para o dia 26. Este é o momento de todas as categorias envolvidas nesta campanha mostrarem força e poder de mobilização. É importante deixar claro ao governo que há disposição das Classes para ver suas reivindicações atendidas e, se preciso for, iniciar um movimento paredista, com paralisações conjuntas.
O “Dia Nacional de Mobilização”, realizado no dia 19, foi um ensaio para o “Dia Nacional de Mobilização Unificada”, a ser realizado no dia 26 de outubro, com paralisação e/ou operação-padrão nas unidades da RFB (Receita Federal do Brasil) e realização de caravanas a Brasília para trabalho parlamentar e participação do Ato Público Pela Valorização do Servidor Público e em Defesa de um Serviço Público de Qualidade, em conjunto com as demais entidades.
A DEN, bem como o CNM (Comando Nacional de Mobilização), espera a participação efetiva dos Auditores-Fiscais no movimento, de modo a chamar a atenção dos congressistas, das autoridades governamentais e da sociedade em geral para as precárias condições de trabalho hoje oferecidas para a maioria das carreiras do serviço público, bem como demonstrar o descontentamento com o governo pela recusa em atender os pleitos referentes à reposição salarial nos anos de 2011 e 2012.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui o seu comentário, muito obrigado pela sua visita!